As vendas no comércio de Santa Maria são diretamente afetadas pela variação da temperatura. O outono, que começa na sexta-feira, chega cheio de expectativas para os lojistas que enfrentam instabilidades econômicas a partir da elevação dos preços de diversos setores. Se a previsão do tempo estiver certa mesmo, e o friozinho chegar um pouco mais cedo é bom sinal, principalmente para o setor de roupas e calçados.
Agora, só fico olhando. Mas quando virar o mês, já vou partir para as compras. Roupa de verão, mesmo que ainda faça calor, eu não compro mais diz a professora Juçara Mendes, 45 anos.
Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 2014 fechou com cerca de 3% negativos em termos de venda no setor de vestuário. Se ao fim deste ano as vendas aumentarem 2%, já é motivo de comemoração.
O comércio está apreensivo, esperando para ver o que vai acontecer com a economia. Mas sempre a entrada de uma nova estação é boa para as vendas relata Jacques Eskenazi Neto, presidente da CDL.
No Natal, vendemos 20% mais do que no ano anterior. Agora, com o aumento da gasolina e de outros produtos, caímos 25% explica Rodrigo Marchi, gerente da loja Shopping 10.
Além do tempo, a expectativa de recuperação das vendas fica por conta das datas comemorativas dos próximos meses, como Páscoa e Dia das Mães.